Casa Nova comemorou o Dia da Família na Escola

Publicado em Casa Nova

23754951 827435680768935 7492057050666823947 n

Escola, Família e Comunidade juntas para construir o melhor ensino.

A participação da comunidade é fundamental no sucesso do aprendizado, na permanência do aluno na escola, no aproveitamento e no combate efetivo à evasão escolar.

Transformar a proposta teórica desta participação em ações efetivas é um desafio permanente aos gestores, coordenadores e professores da rede pública.

Atendendo ao desafio proposto pelo Secretário de Educação de Casa Nova, Marcos José Ribeiro Oliveira, que tem como meta integrar escola, família e comunidade em um processo permanente, capaz de impulsionar o aprendizado e superar todos os indicadores de qualidade em educação no município de Casa Nova; a gestora da Escola Municipal Professora Irene Santos Viana (EMPISV), Valdelice Campos de Castro, com o apoio, o trabalho e o  comprometimento das vices Deise Anne Cruz e Alexandra Torres; da Coordenadora Pedagógica, Maria Sandra Batista da Silva, das Secretárias Escolares Edineia Maria da Silva e Ana Paula Nunes de Matos foi a campo para realizar o “Dia da Família na Escola”.

“Saímos de reuniões que já não atraem pais e responsáveis pela educação do nosso jovem. Queríamos trazer para a escola e homenagear a pessoa que cuida de alguma forma da educação das nossas crianças e adolescentes, seja mãe, pai, avó, avô, tio, tia, enfim, aquele que tem a responsabilidade de educar, integrá-lo ao ambiente escolar, mostrar sua importância e atenção que temos a eles” – explica Valdelice Castro e comemora – “Sucesso absoluto. Vamos repetir e incentivar a realização deste dia em todas as escolas da rede municipal.

Ao final das atividades propostas; palestras, consultas e orientações, brindes e almoços, Valdelice fez questão de agradecer ao Secretário Marcos José, “que nos deu abertura para propor e inovar”; ao prefeito Wilker Torres, “que entende a importância da educação na construção da cidadania, da paz e do desenvolvimento”; aos professores, coordenadora, serviços de apoio, monitores e alunos, “que entenderam nossa proposta, se envolveram e aí está o excelente resultado”.

“Não poderia deixar de agradecer a Lourdinha (Maria de Lourdes da Silva Santos, Secretária de Saúde), que não mediu esforços para nos apoiar com sua equipe” – destacou a gestora.

23658446 827436360768867 4855852673427104525 n

Luciana Dantas e Maria Aparecida Ribeiro, duas professoras que participaram ativamente das atividades do Dia da Família na Escola, resumem a iniciativa e o sucesso: “Paixão! Nossos professores são verdadeiros mestres, exercem papel de destaque na formação de novos empreendedores, ensinando-os muito além de formulas, operações, linguagens e regras, mas, sobretudo a construírem um futuro melhor. São momentos como estes que nos impulsionam a acreditar e querer cada vez mais buscar a transformação dos nossos alunos”.

O Dia da Família na Escola, realizado na EMPISV segunda-feira (20/11), contou com a participação de agentes da secretaria de saúde, da cultura, social e conselho tutelar e  a seguinte programação: Boas vindas da Direção: Valdelice Campos; Realização de exames de Diabetes e aferição da Pressão Arterial; Consulta com Drª Monica Perez; Cabeleireiro Rodrigo Costa; Apresentação do grupo de Teatro "Vivendo e Aprendendo"; Palestra com o Psicólogo: Misael Carlos; Distribuição de kits bucal; Dentista, com Drª Renata; Palestra com Luciene do Conselho Tutelar; Sorteios de brindes de cesta básica e Encerramento com almoço e entregas de notas da 3ª Unidade.

 

Por Manoel Leão

ASCOM PMCN/Fotos: Divulgação

Dois assaltantes tombam em confronto com a polícia em Casa Nova.

Publicado em Casa Nova

img 20171119 wa0038 200106421125ª CIPM – CASA NOVA/BA, RECUPERA VEÍCULOS ROUBADOS, APREENDE ARMA DE FOGO E ASSALTANTES EVOLUEM A ÓBITO AO SE OPOR A INTERVENÇÃO POLICIAL

No dia 19/11/2017, por volta das 11h00min, quatro elementos, fortemente armados, tomaram de assalto na zona rural de Petrolina/PE, Projeto Senador Nilo Coelho I, um veículo Toyota Hillux EUA – 1788, levando o proprietário como refém, tomando destino a divisa com o Estado da Bahia. O proprietário do referido veículo logo foi liberado. Por volta das 15h00min, Policiais Militares da 25ª CIPM – Casa Nova, destacados no Distrito de Santana do Sobrado, foram acionados com a informação de que os referidos elementos estariam nas proximidades do Povoado do Riacho do Sobrado, pertencente a Casa Nova/BA, as margens da BR 235, todos com armas de fogo em punho. De imediato o preposto efetivo se deslocou ao local informado onde foram recebidos por disparos de arma de fogo, sendo que durante o revide a injusta agressão, dois elementos conseguiram fugir em duas motos e dois elementos acabaram sendo alvejados, sendo imediatamente socorridos para o hospital Municipal de Casa Nova/BA, evoluindo a óbito posteriormente. Vale ressaltar que o Toyota Hillux apresentou problemas mecânicos e os indivíduos já tinham tomado de assalto 04 motocicletas que seriam utilizadas para fuga.

Após a intervenção policial, os resistentes foram identificados como sendo *JOHNNI PEREIRA DA SILVA LIMA,* nascido em 07/01/1995, natural de Orocó/PE e *ALEXSANDRO DA SILVA,* nascido em 13/03/1981, natural de Cabrobó/PE.

Foram apreendidos em poder dos resistentes:

*01 revolver calibre .38, Rossi, de numeração suprimida com 05 munições deflagradas e 01 intacta;*

*01 veículo Toyota hillux EUA – 1788;*

*04 motocicletas de placas NZJ – 4506, HPS – 8193, KIY – 4043 e PEM – 72 59;* e 4 celulares.

 

25ª CIPM

Cresce a luta em Casa Nova por energia nas comunidades

Publicado em Casa Nova

Prefeito ouve e comprometese com a luta pela energiaO Programa Luz Para Todos, que beneficiou inúmeras comunidades rurais, no norte e nordeste do Brasil, foi interrompido no início do governo Temer e vem sendo retomado aos poucos, de acordo com as disponibilidades de recursos e projetos encaminhados ao Ministério de Minas e Energia.

Na Bahia o Luz para Todos continua executando obras que foram iniciadas, mas nenhuma nova obra foi autorizada. Porém, a maior insatisfação de comunidades, como as de Lagoa do Sal, Salininha, Vereda dos Potes e Olho d’Água, comunidade na região de Pau a Pique no interior do município de Casa Nova, a mais de 100 quilômetros da sede, é o fato de diversos projetos terem sidos aprovados, recursos liberados, obras iniciadas, mas não em toda a extensão que estava programada ou não atendem as comunidades a que estavam destinados os recursos.

Na sexta-feira (17/11), o prefeito Wilker Torres esteve presente a um ato de protesto das comunidades que reivindicam a continuidade das obras do Luz Para Todos, a extensão de alguns projetos e o início de outros: “Ainda há uma enorme necessidade de energia elétrica em inúmeras comunidades de nosso município” – constata Wilker – “É uma extensão territorial enorme, com comunidades que precisam ser lembradas”.

Lembrando das dificuldades e da crise, o prefeito comprometeu-se com as comunidades reunidas ir “a Brasília, ao Ministro, aos deputados, mas só vou ficar satisfeito no dia em que garantirem energia para estas comunidades”: “Fomos escolhidos com o compromisso de ouvir as comunidades, assumir a luta daqueles que mais precisam e ser voz no Estado e em Brasília em defesa dos interesses dos casanovenses. A energia é uma das maiores necessidades de nossa gente. Vou fazer o impossível para que estas comunidades tenham energia”

 

.Por Manoel Leão

 

Secretaria de Saúde de Casa Nova assume Novembro Azul

Publicado em Casa Nova

Saude em Casa Nova uma equipe dedicada ao homem em novembroA Secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes da Silva Santos, em 10 meses de governo já esteve à frente da reforma do hospital, com ampliação, melhoria do atendimento, contratação de médicos e abastecimento das farmácias. Colocou para funcionar todos os postos de saúde e ampliou a cobertura das Unidades de Saúde da Família.  Transformou o compromisso do prefeito Wilker Torres uma tarefa a ser cumprida e hoje é elogiada em todos os lugares do município.

Outubro Rosa fez de Casa Nova referência no atendimento e acompanhamento às mulheres de Casa Nova.

Novembro para a secretária é azul. O mês inteiro dedicado à prevenção do câncer da próstata e de outras enfermidades majoritariamente masculinas. Dia Mundial dos Diabéticos, 14 de novembro, em Casa Nova foi inteiro dedicado à serviços de promoção e prevenção a saúde. Glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientações sobre dieta saudável, avaliação por odontólogos e orientação para prevenção e detecção do câncer bucal.

“O homem naturalmente é resistente para ir ao médico, mas nossa tarefa é reduzir esta resistência, realizar os exames, ampliar o atendimento, modificar a cultura. Novembro em Casa é Azul” – comenta a Secretária, reiterando o convite a todos os cidadãos casanovenses para comparecerem ao médico este mês.

Por Manoel Leão Ascom

Polícias de Casa Nova fazem revistas em carceragem e encontram até facão

Publicado em Casa Nova

thumbnail IMG 9807Na data do dia 16/11/2017, Policiais Civis de Casa Nova, com apoio da RONDESP executaram revista geral na carceragem onde abriga um total de 32 (trinta e dois) presos com o objetivo principal de apreender aparelhos telefônicos, drogas e instrumentos capazes de ofender a integridade física dos Agentes de Polícia ou de outrem. Na revista foram encontrados:

08 (oito) aparelhos celulares, sendo das marcas "LG", dois SAMSUNG, de cores branca preto e dourado, cinco celulares simples, de marcas, NOKIA, "LG", "MOX" e "ALCATEL" de cores pretas e brancas;
18 (dezoito) carregadores de celulares;
04 (quatro) fones de ouvido;
02 (duas) baterias de celulares;
01 (um) facão;
03 (três) facas com cabos de madeiras;
01 canivete;
04 (quatro) facas artesanais feitas de latão e colheres;
04 (quatro) chunchos (armas lapidadas feita com cabo e ponta de ferro afiada);
02 (duas) serra ferro;
01 (uma) talhadeira; ▪01 (um) alicate de eletricista;
06 (seis) colheres de ferro;
06 (seis) tesouras médias e pequenas;
01 (uma) chave de fenda pequena;
01 cachimbo para uso de drogas (crack);
01 (um) recepiente de acrílico, contendo sementes de maconha e 
01 embalagem plástica contendo uma pequena porção de maconha. 

A Polícia Civil está analisando o material e serão tomadas as medidas legais.

Fonte: DPC FILIPE FREIRE