CODEVASF vai entregar obras de quase 20 milhões em Casa Nova

Publicado em Casa Nova

thumbnail Instalações da estação de tratamento de água Pedra BrancaAcompanhados da Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira, do Engenheiro Chefe da Construtora MRM, Hilton Cock, do Fiscal da CODEVASF, Luiz Claudio, do Engenheiro Helder Arraes, o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres e o Superintendente da 6ª SR da CODEVASF, Elmo Nascimento, fizeram, nesta quarta-feira (21/02), uma visita técnica às obras dos sistemas de abastecimento de água que estão sendo concluídas no interior do município.

São três sistemas, sendo o menor deles o Sistema Luis Nunes, captação flutuante, estação de tratamento na localidade e reservatório com capacidade para 30 metros cúbicos. O sistema de Lagoado, previsto inicialmente para atender a 569 pessoas, com captação flutuante na localidade Sítio Mandacaru, equipada com 2 conjuntos motor bomba, com capacidade para bombear 8.532 litros por hora, possui uma estação de tratamento, 11 reservatórios elevados com capacidade entre 5 e 10 metros cúbicos e altura de 10 a 12 metros.

O maior, Sistema Serra Branca, distante 90 quilômetros da sede, que atenderá 2.657 pessoas, têm instalada a captação na localidade de Baraúnas, com três elevatórias já construídas ao longo do percurso da adutora principal que, em conjunto com a rede de distribuição, terá 160 quilômetros. Foram construídos 16 reservatórios com capacidade variando de 5 a 70 metros cúbicos.

“Estes sistemas de abastecimento farão uma enorme diferença para a população beneficiada. A CODEVASF é uma grande parceira. ” – Diz o prefeito Wilker thumbnail Com o lago ao fundo PrefeiIto Engenheiro Dagmar Superintendente Fiscal Helder na vissita– “São obras que se iniciaram em 2013 e agora temos a garantia que serão concluídas e entregues às comunidades”.

“Houve atraso por causas alheias à CODEVASF” – explica Helder Arraes – “A seca, que afastou substancialmente as localizações das captações, aumentando o custo e alterando o orçamento é a principal. São obras que se iniciaram em junho, julho de 2013, mas agora com recursos garantidos e 98% das obras executadas, não há possibilidade de mais atrasos”.

Já foram concluídas as adutoras e as três estações de tratamento. Com 98 por cento das obras concluídas, os reservatórios, as captações e a extensão da rede elétrica, devem ser finalizados entre março e abril, entrando em fase de testes, para serem entregues no início de maio de 2018.

O valor do investimento da CODEVASF é de 18,7 milhões.

Ascom

SAAE de Casa Nova coloca caminhão hidrojateador nas ruas dos bairros

Publicado em Casa Nova

Operádios começaram hoje desobstruçlão dos esgotos da cidadeO SAAE colocou nas ruas da Vila Galvão na manhã desta quarta-feira (21/02) um caminhão hidrojateador, capaz de desobstruir valas de escoamento e canais de esgoto, prevenindo futuros extravasamentos.

“Começamos pela Vila Galvão e vamos desobstruir as ruas de todos os bairros da cidade” – afirma Dagmar Nogueira, Diretora do SAAE – “O acúmulo de detritos, por anos, na rede de esgoto já causa problemas em alguns bairros. Vamos eliminar estes problemas e prevenir outros”.

O caminhão está equipado com mangueiras e um equipamento que gera jatos de alta pressão capazes de eliminar todos os detritos que possam estar obstruindo os canos de esgotos.

“Só vamos parar o serviço quando tivermos a garantia que toda a rede de esgoto da cidade está limpa” – garante Dagmar Nogueira.

 

 

 

Por Manoel Leão

 

Sábado, 24, é o dia D para a febre amarela em Casa Nova

Publicado em Casa Nova

thumbnail Cartaz Dia D Vacinação Febre AmarelaListado pelo Ministério da Saúde entre os municípios da Bahia que precisam de atenção quanto à febre amarela, Casa Nova, terá nesse sábado o Dia D de Vacinação.

Quem tem as informações e reitera o convite à população alvo é a Secretária de Saúde de Casa Nova: “A vacina é destinada a crianças a partir de 9 meses; a adultos com até 59 anos, 11 meses e 29 dias e a pessoas que farão viagens a áreas de risco ou para fora do País e que necessitam do certificado do certificado de vacinação. A vacina também pode ser aplicada em pessoas que nunca se vacinaram”.

“Vamos ter vacinas suficientes para a população que desejar. Estaremos com equipes nas unidades de saúde Jefferson e Euclides, localizados no Distrito de Santana do Sobrado, Vilas São José, Azul e Massú, no Centro de Saúde e nos postos de Pau a Pique e Bem Bom”.

“Quero lembrar que a vacina contra a febre amarela é vitalícia, ou seja, só se toma uma vez na vida. Então é necessário a carteira de vacinação” – esclarece Maria de Lourdes – “A vacina que vamos disponibilizar não é a fracionada, tem eficácia comprovada e haverá doses suficientes para todos”.

Municípios da Bahia que devem vacinar

O Ministério da Saúde dividiu os municípios brasileiros em três categorias quando à necessidade de vacina contra a febre amarela: Área com recomendação de vacina (ACRV); Área sem recomendação da vacina (ASRV) e Área com Recomendação Parcial de Vacinação (ACRP).

Na Bahia 160 municípios foram considerados ACRV, entre eles Casa Nova e Sento Sé na região e os restantes ASRV. Não há municípios na Bahia com ACRP.

“Estamos em área de fronteira e vulneráveis quanto à vinda de pessoas infectadas, por isso esse cuidado com a vacinação, mesmo que até agora não tenhamos nenhum caso detectado” – explica Maria de Lourdes – “Portanto, queremos insistir com a população para prevenir-se”.

 

 

Ascom

Câmara de Casa Nova reabre os trabalhos com a Mensagem do Prefeito

Publicado em Casa Nova

DSC 0530O Prefeito Wilker Torres, representado pelo Secretário Chefe de Gabinete, José Carlos Borges, abriu ontem o segundo período legislativo do mandato 2017/2020 com uma mensagem em que ressalta as realizações do primeiro ano do mandato, se compromete a dar continuidade ao processo de mudança e reafirma a disposição ao diálogo com todas as forças políticas representadas no Legislativo Municipal.

Em cada área de atuação do executivo Municipal o prefeito destacou as ações mais importantes realizadas durante o ano de 2017: Saúde, a volta do atendimento da Unidade Móvel nos povoados e distritos, levando médicos, dentistas e medicamentos básicos aos moradores da zona rural, ampliação e reforma geral do Hospital Municipal e Postos de Saúde, atenção com o TFD transporte e casa de apoio em Salvador.

Infraestrutura: Recuperação de mais de 90% das estradas e rodagens do interior, recuperação e reforma de grande barragens e cacimbas, calçamentos da Sede e Distritos, melhorias e ampliação no sistema de abastecimento da Sede e Distritos.

Educação de Qualidade: Melhorias e ampliação da merenda escolar, transporte escolar de qualidade, capacitação de profissionais, prioridade no fornecimento da merenda pela Agricultura familiar, fomentando a renda local

Esporte: Realização de vários Campeonatos e Torneios na Sede e Interior.

Assistência Social: Melhorias no atendimento aos beneficiários de Programas Sociais na Sede e Comunidades do interior, elaboração de programas para beneficiar pessoas de baixa renda, apoio ao projeto de articulação do Selo Unicef edição 2017/2020 no Município.

Agricultura: Parceria com o Programa Água Doce na instalação de dessalinizadores em poços artesianos com uma vazão capaz de atender a comunidade e que tenha energia hidráulicaSessão para o funcionamento do sistema já em funcionamento na Comunidade de Torre e mais sete já no início dos serviços, ampliação e apoio no cadastramento de agricultores familiares no Programa Garantia Safra, ampliação de cadastros no sistema de abastecimento pela Defesa Civil.

Além das realizações na mensagem o prefeito reiterou “o compromisso de manter diálogo constante e respeitoso com esta Casa, pois, embora sejamos poderes diferentes e independentes, temos o mesmo objetivo, que é defender os interesses da comunidade e para isso, a harmonia se torna essencial” e desejou aos vereadores “Um ano produtivo”.

À Sessão compareceram todos os vereadores, o vice-prefeito, Dr. Carlos, a Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira e secretários municipais.

Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador presidente, Paulo Sergio, que após a fala do secretário deu 10 minutos a cada edil para fazer suas saudações ao público presente. A vereadora Nicinha Xavier foi a única que não compareceu.

 

Da Redação/Fotos de Luiz Washington

Paulo Bomfim abre o ano letivo com a Jornada Pedagógica em Juazeiro

Publicado em Casa Nova

thumbnail Jornada Pedagógica 4Com homenagens aos educadores e profissionais da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, o prefeito Paulo Bomfim e a secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves abriram nesta segunda-feira (19), o ano letivo de 2018 com a Jornada Pedagógica. O evento reuniu mais de 2 mil profissionais da Educação, no Colégio Paulo VI, além de autoridades, pais e alunos.

Com o tema deste ano ‘#Amo Juazeiro’, o evento contou com depoimentos emocionantes de alunos, pais, gestores e professores, destacando o quanto a Educação do município avançou nos últimos 10 anos.

“É muito gratificante ouvir estes depoimentos, resultado de um trabalho intenso realizado na Educação, iniciado na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho. Nós estamos dando continuidade, reformando mais escolas, valorizando o professor, melhorando o material didático, com foco na aprendizagem do estudante. Quero parabenizar a secretária Lucinete e a equipe da SEDUC pelo evento maravilhoso, e a todos os educadores pela dedicação, profissionalismo, compromisso e carinho dados às crianças e adolescentes nas escolas municipais”, evidenciou o prefeito Paulo Bomfim.

Regina da Silva, mãe de um aluno que tem deficiência múltipla e estuda na Escola Maria Franca Pires, falou sobre o desenvolvimento do seu filho depois que passou a frequentar a escola municipal. “Ele ama a escola, e tem aprendido muito em sala de aula. Só tenho a agradecer a todos por cuidarem tão bem de Abraão, e também a Secretaria pelo trabalho que tem feito na Educação Inclusiva”, disse Regina.

A palestrante, Gina Vieira, professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e autora do projeto Mulheres Inspiradoras, falou sobre ‘A docência como espaço de transformação’ e sobre como é desenvolvido o projeto nas escolas, que busca a valorização e a mudança da visão dos jovens sobre o papel da mulher na sociedade. “O trabalho que é desenvolvido aqui na Educação é exemplo para vários municípios do Brasil. Aprendi muito nesses quatro dias que estou na cidade e quero parabenizar e agradecer ao prefeito Paulo Bomfim e à secretária Lucinete pelo trabalho e pela oportunidade de trocar experiências com os profissionais da Educação de Juazeiro”, ressaltou a professora.

“Foi uma festa linda para receber todos nós da Rede. Fizemos camisas, preparamos faixas e estamos animadas para começar as aulas, e continuar fazendo um excelente trabalho para a aprendizagem dos nossos alunos”, disse a coordenadora pedagógica da EMEI Arlinda Alves Varjão, Marineide Caiana.

“A Rede pode esperar um 2018 com muito mais vitórias, com mais possibilidades de investimentos, de valorização salarial, mais reformas, mais material didático e uma atenção ainda maior da equipe da Seduc. Quero agradecer e parabenizar todos os profissionais da Educação, em especial aos que receberam certificados e prêmios pelo desempenho em 2017”, finalizou a secretária da SEDUC Lucinete Alves.

Estavam presentes no evento os deputados Crisóstomo Lima (Zó), Roberto Carlos, o presidente da Câmara, Alex Tanuri, vereadores e o assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho.

Ascom