C.E.A.H em Casa Nova já é destaque na 6ª FECIBA com maior número de projetos do NTE10

Publicado em Casa Nova

REutilização dos solados uma alternativa ecologica

C.E.A.H – Centro Educacional Antonio Honorato, um dos tradicionais colégios estaduais de Casa Nova, marca presença e está destacando-se na 6ª FECIBA – Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia, primeiro como a unidade escolar com mais projetos do NTE10 – Núcleo Territorial de Educação 10 (A antiga DIREC 10) e depois pela inovação dos projetos apresentados.

A 6ª FECIBA, que começou dia 21 e,00 vai até dia 23/11 reúne 200 municípios, 600 escolas, 1.550 professores e 30.000 estudantes na Arena Fonte Nova, com projetos e propostas inovadoras, mostrando o avanço da Educação Profissional da Bahia.

“Nossos alunos estão concorrendo em condições de igualdade, com qualidade, inovação e empreendedorismo, com os maiores centros educacionais da Bahia” – diz Suzana Márcia Souza dos Santos, vice gestora do C.E.A.H, acompanhando os alunos em Salvador – “Casa Nova vai brilhar nessa Feira”.

Entre os projetos, se destacam alguns realmente inovadores, capazes de chamar a Projeto que tem tudo para ser destaqueatenção pela sua aplicabilidade: Projeto de Intervenção no Combate ao Câncer de Pele em Casa Nova, dos alunos Jonatas Moreira dos Santos Junior e Quésia Cristina Santana Souza, tendo como orientadora a Professora Andrea Passos Araújo Castro; Projeto Eficiência da Cobertura Morta do Solo em Canteiros de Co

 

entro no Sistema Orgânico de Produção, dos alunos Cristiana Santos Rocha e José Rodrigues da Costa, sendo orientadora a Professora Ana Cláudia dos Passos Fernandes; Projeto Produção de Sabão Ecológico a partir de Óleo de Cozinha em Casa Nova, dos alunos Maria Fernand

 

a Araújo Silva e Quele Passos de Castro, a orientadora é Juçana Braga dos Santos. Projetos que ao sair do papel podem fazer a diferença na renda e na vida de inúmeras pessoas.

Inovador, o Projeto Reutilização dos Solados dos Chinelos, das alunas Gabriela da Silva Rodrigues e Nilva Castro Souza, tendo como orientadora a Professora Juçana Braga dos Santos, tem tudo para trazer menção e prêmio na Feira.

Todos os projetos têm como foco a auto sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e o aproveitamento materiais danosos ao meio ambiente, como é o casoOrientadoras na FECIBA do Projeto Reutilização Adequada do Óleo de Cozinha – Uma Alternativa de Sustentabilidade e Educação Ambiental na Comunidade da Vila Massu – Casa Nova, das alunas Conceição de Maria Rodrigues e Ana Camila Costa Araújo, sendo orientadora a Professora Ana Cláudia dos Passos Fernandes  e o Projeto Produção de Sabonetes Glicerinados a partir do Fruto de Murici (Byrsonima Crassifoliae), dos alunos Eduardo Santos Rodrigues e Mile Laiane dos Santos , tendo como orientadora a Professora Andrea Passos Araújo Castro.

Outro projeto que chama a atenção é o Reaproveitamento de Pneus Inservíveis – Uma Alternativa em Busca de Melhorias para o Meio Ambiente, das alunas Isnaira Araújo Silva e Williane Naira Santos Silva, sendo orientadora a Professora Ana Cláudia dos Passos Fernandes.

Por fim o Projeto A Importância da Semente da Abóbora para o Metabolismo Humano, dos alunos Jane Celestino Ramos Souza e Neilton Oliveira Santos, sendo orientadora a Professora Viviane de Castro Pereira, traz mais uma alternativa de melhoria das condições de vida com o aproveitamento de sementes sempre descartadas por desconhecimento da sua importância.

De todos os projetos participaram como co-orientadoras as professoras Hiara Denize Caxias e Suzana Marcia Souza dos Santos e Maurilio Rodrigues da Silva.

O gestor do CEAH, Jorginaldo Borges da Cruz, um apaixonado pela educação profissional, comemora “a dedicação de nossos educandos e de nossos mestres. Eles possibilitaram ao CEAH ser o primeiro entre as escolas do NTE10, com projetos inovadores e, com certeza, vão nos dar destaque na Feira”.

Torcendo pelo sucesso, “que é de Casa Nova” e “conta com professores integrantes do nosso quadro” está o prefeito Wilker Torres: “A educação é prioridade nesta gestão. De parabéns estes professores que dão continuidade ao trabalho que executamos nas escolas municipais”.

 

Por Manoel Leão

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar