Lançado VINUM SANCTI BENEDICTUS em Curaçá

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Curaça

lançamentovinhoO Turismo na região passa ser realidade a partir do lançamento do Vapor do Vinho, roteiro enoturístico – NOVO DESTINO DA BAHIA (2011).  Esforço do governo Estadual, municípios e iniciativa privada com ações norteadoras do Ministério do Turismo. Sete anos após seu lançamento o processo de desenvolvimento ainda necessita de entendimento e prática da dinâmica do turismo por parte dos seus atores principais (poder público, empresários e comunidade). No entanto há capacidade latente, iminente de desenvolvimento do setor em que a região é vocacionada: riquezas naturais, cultura diversa, técnico científico, eventos diferenciados, equipamentos únicos, arqueológico, minerai, rural, povo alegre e acolhedor, Rio São Francisco; estes últimos nossa maior riqueza. Atrativos que devidamente trabalhados com metodologia e comprometimento dos atores transformarão esta região em destino como poucos na Bahia e Brasil.

Quinta-feira (01), mais um empreendimento deu passos firmes para consolidação do setor refiro-me a VSB – VINUM SANCTI BENEDICTUS (Vinho São Benedito) no município de Curaçá – BA fez seu lançamento entre amigos e parceiros do seu vinho tinto seco: produzido com baixo rendimento por planta, colheita noturna, desengace manual e micro vinificação com recipiente de 20 litros com Srah, potencializado com touriga Nacional e Tannat. Segundo o sommelier e sócio-fundador da VSB, José Figueiredo, o assemblage (vinho feito com diferentes variedades de uvas) elaborado com cortes de Syrah, Touriga Nacional e Tannat tem potencial para agradar aos mais exigentes paladares. “Eu acredito que será o melhor tinto do Vale em 2018 e o melhor do Brasil de 2019”, aposta o especialista.

O turismo repito: ”atividade vetor de desenvolvimento econômico e social inicia 2018 com dois novos equipamentos que somados investimentos empresariais de aproximadamente R$ 1.500,000, 00 (Hum milhão e quinhentos mil reais). Empresários individuais de um setor que ainda não apresenta a cultura estabelecida, dando entender oportunidades que precisam ser evidenciadas para que o setor de turismo definitivamente tenha mudança de atitude dos atores que compõem o sistema turístico (poder público, iniciativa privada, comunidade e profissionais) para que os efeitos positivos possam promover o tal desenvolvimento sustentável , assim como estes empreendedores corajosamente investem e acreditam na região em visualizar o setor de turismo como gerador de trabalho, renda, divisas para os municípios e inclusão social, parabéns Figueiredo pela belíssima iniciativa da VSB e Rogério pelo novo equipamento Embarcação São  Francisco (Vapor do Vinho)”, exemplificando o caminho a seguir utilizando de metodologia, comprometimento, estratégia de que este setor tem em sua dinâmica a integração e parcerias.

Jomar Benvindo dos Santos (Turismologo, Membro Conselho Municipal de Turismo, Membro da Câmara Temática Turismo VSF)