Juazeirense encara o Fluminense de Feira, domingo, às 16h

Ligado . Publicado em Juazeiro

juazeirensetreinoLíder e única equipe invicta no Baianão, a Juazeirense encara o Fluminense de Feira, domingo, às 16h, no Joia da Princesa, com o objetivo de garantir a classificação às semifinais do campeonato. Para isso ocorrer matematicamente com duas rodadas de antecedência, o Cancão precisa vencer a sexta partida no estadual e torcer para que o quinto colocado ao final da sétima rodada não chegue aos 13 pontos. Em caso de empate, o quinto teria que somar no máximo 10 pontos. 

"A expectativa é grande. Está em jogo uma classificação às semifinais. A Juazeirense hoje está numa situação privilegiada. O Fluminense é um concorrente direto e por isso temos que ter muito foco. Como a gente tem sempre feito até aqui, é procurar respeitar o adversário, mas acima de tudo jogar com coragem em busca do nosso objetivo. Nosso foco é a classificação", avalia o técnico Zaluar. 

O Cancão segue para Feira de Santana neste sábado (24). A Juazeirense lidera o campeonato Baiano com 16 pontos (cinco vitórias e um empate) - 88,8% de aproveitamento.

Ascom-SDJ

Toda Sexta tem Obra entrega adutora à comunidade de Carnaíba

Ligado . Publicado em Juazeiro

thumbnail Inaugura adutora Carnaíba 14O Governo Municipal através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro entregou à comunidade de Carnaíba do Sertão a nova adutora que capta água da Estação de Bombeamento 03 do Projeto Tourão. A adutora que percorre nove quilômetros e chega à Estação de Tratamento (ETA) na sede do Distrito, distribuindo 150 mil metros cúbicos de água diariamente para os moradores, foi entregue nessa sexta- feira (23) dentro do Programa Toda Sexta tem Obra.

Além da adutora o SAAE reformou a ETA, colocou mais uma bomba na captação, melhorou o abastecimento nas Ruas São Geraldo, Vermelha e do Comércio com mais de mil metros de extensão de rede e entregou mais uma motocicleta nova para melhor atender à população.

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o diretor do SAAE Joaquim Neto disse “essa é mais uma obra estruturante que consolida o coroamento de um trabalho iniciado pelo ex-prefeito Isaac Carvalho e que segue com o prefeito Paulo Bomfim. Todo o trabalho feito no interior de Juazeiro com a perfuração de 200 poços, 17 adutoras, sistemas simplificados de abastecimento e o empenho das equipes é fruto de um compromisso social que temos com o homem do campo. A adutora, além de melhorar o abastecimento na sede, pode possibilitar a ampliação desse benefício para outras comunidades próximas”, avaliou Joaquim.

O morador Flávio Souza elogiou os serviços realizados em sua terra dizendo que “hoje ninguém reclama mais da falta de água em Carnaíba, pois com esta nova adutora e a extensão de rede que foi feita o abastecimento é suficiente”. A mesma opinião tem Murilo Silva ao afirmar que “antes a gente ficava a noite esperando a água chegar, agora melhorou 100%”. Já a dona de casa Jailma Souza, que mora em frente à Estação de Tratamento do SAAE, parabenizou toda equipe pelo beneficio. “É uma obra de grande importância que só nos traz alegria. Aqui mesmo na minha casa nunca mais faltou água e estão todos de parabéns”.

Margarida Benevides, também moradora de Carnaíba do Sertão reconheceu o beneficio afirmando que esta é uma obra para acompanhar o crescimento dothumbnail Inaugura adutora Carnaíba 1 ditrito por muitos anos. “Água é vida e só sabe o quanto ela representa quando falta. A população de Carnaíba já sofreu muito com a falta de água. Hoje, graças a Deus e ao governo municipal esse problema foi resolvido com esta adutora. Esperamos que o prefeito continue trazendo mais benefícios para o nosso povo”, enfatizou.

Para o vereador Bartolomeu Cardoso dos Santos (Bertinho da Carnaíba) os benefícios feitos pelo SAAE em sua comunidade refletem diretamente na melhoria da qualidade de vida de todos os moradores. “A nova adutora aumentou a oferta de água em todo o Distrito acompanhando o crescimento de Carnaíba que vive um novo tempo", pontuou

“É gratificante ver a alegria dos moradores que agora não sofrem mais com falta de água. Tenho orgulho em estar nesta equipe por acreditar que o prefeito Paulo Bomfim continuará o que Isaac iniciou melhorando a vida de todos no interior” ressaltou a Secretária de Ação Social, Cida Gama. 

 

Antônio Pedro/Foto: Divulgação

Programa Triagem capacita enfermeiros da rede cegonha

Ligado . Publicado em Juazeiro

Capacita enfermeiros 4Nesta quarta-feira e quinta-feira (21 e 22) mais de 60 enfermeiros da sede e distritos de Juazeiro participaram de uma capacitação realizada pelo Programa Triagem pré-natal da rede cegonha, uma parceira do governo federal, estadual e laboratórios conveniados a exemplo do Vitalab sendo representado por Alisson Ueslei, consultor do órgão. O encontro teve como tema “Coleta do papel filtro e busca ativa”.

A Bahia, pioneira na triagem pré-natal, implantou em Juazeiro em 2013 o sistema da rede cegonha que assegura às mulheres o acompanhamento da sua saúde e do bebê. “Através do pré-natal é possível identificar qualquer patologia. No programa são desenvolvidos oito exames e com o resultado online é possível sintetizar o tempo. Estamos capacitando e mensalmente visitamos as unidades básicas de saúde, realizamos o abastecimento de materiais e a ouvidoria com resultados”, explicou o consultor Allison Ueslei.

Durante a capacitação, todos os enfermeiros presentes receberam da empresa Horizon um tablet com um sistema implantado para realizar o cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde através do meio digital, ou seja, todas as fichas de papéis serão substituídas pelo equipamento eletrônico. Neste primeiro momento, apenas os enfermeiros receberam o equipamento e a capacitação, mas o sistema será adotado por todos os Agentes Comunitários de Saúde - profissionais responsáveis pelo acompanhamento diário dos usuários do sistema de saúde público.

Para a enfermeira da Lagoa do Salitre, Lorena Castro, sem dúvida irá agilizar e facilitar o trabalho desenvolvido pelas equipes. “Não só nós enfermeiros, como médicos, dentistas e agentes comunitários de saúde poderemos monitorar, mais de perto as famílias e ver as reais necessidades. Através desse sistema tecnológico teremos acesso mais rápido e eficaz com informações pontuais e precisas sobre cada paciente”, expressou.

O Coordenador de implantação da Horizon, Herberto Passos, informou que todas as unidades serão atendidas com o sistema. “Todos os agentes de saúde irão receber um tablet e também uma capacitação com duração de duas semanas para que os mesmos através de aulas teóricas e práticas dominem as ferramentas implantadas no tablet e assim, facilite e amplie os serviços por eles desenvolvidos”, concluiu.

Para a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro que acompanhou tudo, esse é mais um avanço para o atendimento básico de saúde do município. “Estamos capacitando nossos profissionais através de uma rede de referência na Bahia e no Brasil - a rede cegonha. Temos atendimentos mais acolhedores e humanizados, estamos capacitando ainda mais nossos profissionais com equipamentos tecnológicos que asseguram, com mais precisão, os dados dos pacientes. Nosso trabalho diário é buscar qualificar as equipes para que possam receber melhor os usuários do sistema de saúde pública”, descreveu a Secretária.

 

Débora Sousa/ SESAU

 

Deputado Roberto Carlos participa de aula inaugural na CPM em Juazeiro

Ligado . Publicado em Juazeiro

thumbnail CPM 2Agora é oficial: já começou o ano letivo para os estudantes da rede pública e estadual na Bahia em 2018. Em Juazeiro, o Colégio da Polícia Militar (CPM) realizou a sua aula inaugural no último dia 19 de fevereiro. O deputado estadual Roberto Carlos esteve na abertura do ano letivo na instituição e contemplou a nova estrutura da CPM de Juazeiro, que passou por melhorias durante as férias.

Recepcionando Roberto Carlos, o diretor educacional e professor Jailson Rego não escondia a satisfação com os resultados que o Colégio da Polícia Militar de Juazeiro tem apresentado. Sendo um dos grandes responsáveis por tais mudanças, Jailson disse sentir que um sonho estava sendo realizado.

Quem também esteve ao lado do deputado estadual foi o tenente coronel Brandão Júnior, que agradeceu a todos os envolvidos na tão sonhada mudança no Colégio. Ele sugeriu que novas metas e desafios fossem colocados para buscar o melhoramento das estruturas físicas da instituição.

Animado com o evento e com o início do ano letivo, o deputado Roberto Carlos enfatizou a importância dos jovens investirem cada vez mais na educação e nos estudos. Ele pontua que a força de vontade e o interesse dos estudantes movimentam para que as lideranças busquem cada vez mais melhorias ao Colégio da Polícia Militar de Juazeiro.

Câmara Municipal

Junto ao início do ano letivo nas escolas e colégios da rede pública de ensino, a Câmara Municipal de Juazeiro também iniciou os trabalhos no último dia 19 de fevereiro. O deputado estadual Roberto Carlos participou da solenidade e relembrou boas lembranças de quando era vereador no município. Em tempo, ele desejou pessoalmente a todos os vereadores um ano de muito trabalho e dedicação com Juazeiro.

 

 

Foto: Ascom/ Dep. Roberto Carlos
 
Pedro Enrique Monteiro do Amaral Álvarez
Jornalista - DRT 5669/BA,
 

27ª Fenagri acontece de 11 a 14 de julho em Juazeiro

Ligado . Publicado em Juazeiro

thumbnail Comissão discute Fenagri 1Com o objetivo de discutir a realização da XXVII edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que acontece de 11 a 14 de julho, na área externa no Juá Garden Shopping, em Juazeiro; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, se reuniu na sede da ADEAP com a comissão organizadora do evento que tem como tema ‘Cultivando Sabores e Valores do Vale’.

Durante o encontro foram destacadas as oportunidades internas em termos de novas culturas e o que pode ser ofertado. “Temos que focar além do mercado de exportação, toda cadeia do agronegócio, em especial o produtor rural. Nós temos um grande potencial no município, como os projetos de irrigação, bem como o Mercado do Produtor, que possui um volume de negócio equiparado ao volume de exportação do país, algo que precisa ser melhor abordado”, observou um dos coordenadores da Feira, Voldi Silva Alves.

A Feira que tem seu lançamento pré-agendado para o dia 14 de março, na Orla II, de Juazeiro, pretende abordar as novas perspectivas do agronegócio, destacando o nível em que se encontra a cadeia produtiva e as novidades para o mercado interno e externo. “Estamos em um novo momento e as demandas são dinâmicas, se modificam. Acredito que seria interessante ajustar um novo modelo a uma nova proposta para a realização da feira, de acordo com o recurso que nós disponibilizamos”, observou o secretário Tiano Felix.

Durante o encontro também foram formadas comissões para dar andamento aos trabalhos, a exemplo da comissão técnico cientifica e a comissão institucional.

 

Lene Radina/ASCOM ADEAP