Câmara confirma participação

Ligado . Publicado em Juazeiro

Câmara de Juazeiro confirma participação na campanha nacional em defesa do Rio São Francisco – ‘Viro carranca para defender o Velho Chico’

 MG 6236Nesta quarta-feira (03), a partir das 08h, na Orla Nova de Juazeiro, a população foi convidada a manifestar-se em defesa do Rio São Francisco. Pelo segundo ano consecutivo, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza campanha de mobilização nacional para alertar a sociedade sobre a revitalização do Velho Chico.

O coordenador da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco, cacique Uilton Tuxá esteve nesta segunda-feira, 01, na Câmara de Vereadores de Juazeiro e convidou os representantes do legislativo municipal para integrarem a campanha.

“Como representantes da população é fundamental a participação da Casa não só no ato em si, mas realizando debates, convocando sociedade e órgãos do governo”, colocou Tuxá.

Durante a manifestação, além de apresentações artísticas como a do grupo de ança da comunidade indígena Entre Serras Pankararu, de Petrolândia (Pernambuco), integrantes do Comitê recolherão assinaturas para serem entregues ao Governo Federal.

“Estamos com um abaixo assinado pela criação do Conselho Gestor do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Pedimos que este projeto, que existe desde 2001, seja prorrogado por mais 20 anos”, destacou o cacique. A programação encerra ao meio dia, com ação de peixamento: devolução de água limpa e alevinos ao rio.

Em maio deste ano, a Câmara de Juazeiro realizou uma audiência pública sobre a crise hídrica no país. Na oportunidade, entidades que atuam na preservação do meio ambiente pontuaram a situação do rio.

“A Câmara de Juazeiro integra a campanha e reforça sua participação. Uma audiência pública realizada nesta Casa questionou o futuro do país devido à crise hídrica. Reunimos mais de 25 entidades entre órgãos públicos, entidades não governamentais, associações e comitês ligados à distribuição e preservação da água e meio ambiente para juntos discutirem ‘Crise hídrica: falta água ou gestão? ’”, relatou o vice-presidente da Câmara, vereador Tiano Félix (PT).

Um relatório elaborado após a audiência propõe ações como a revitalização e saneamento para evitar mais poluição, assoreamento e mau uso das águas do Rio São Francisco.

Com uma extensão de 2.700 quilômetros, o Rio São Francisco é o maior rio que nasce e deságua no nosso país. Sua bacia integra o Nordeste e Sudeste, ligando sete estados e abrangendo mais de 500 municípios. Quinze milhões de pessoas, são beneficiadas por suas águas que abastece a região semiárida.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar