Projeto São João nas Comunidades

Ligado . Publicado em Juazeiro

Projeto São João nas Comunidades vai integrar diversos “arraiás” tradicionais de Juazeiro

Quadrilhas 3Com o foco em estimular a cultura popular, e valorizar as tradições juninas no município de Juazeiro, o projeto “São João nas Comunidades”, será realizado em algumas localidades, “não exatamente nos bairros, mas em comunidades com tradição junina e próximas de outras que podem se integrar”, como explica o coordenador do projeto, Samuel Moraes, que esteve reunido dia 03, no Rapport Hotel, com comunitários de diversos bairros e com a Federação das Associações de Moradores de Juazeiro.

Mais de 20 comunitários estiveram presentes à reunião que também contou com a participação da secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, explicando sobre o seu papel fiscalizador e arrecadador, dentro do que exige a Lei, e do que é cobrado pelo Ministério Público do Estado da Bahia, referente a eventos do porte do São João. Também presente à reunião, o diretor de Cultura da secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura, Márcio Ângelo Ribeiro, que lembrou aos comunitários o período das inscrições para o Concurso de Quadrilhas Juninas, que se encontram abertas e se estendem até o próximo dia 12 de junho.

“É importante que os interessados em participar do Concurso, mesmo aqueles bairros onde não acontecem os arraiás, que procurem a secretaria de Cultura, porque podem sim participar em outras comunidades e abrilhantar ainda mais o São João”, lembra Márcio.         As inscrições são gratuitas, abertas a pessoas físicas e jurídicas, e o Edital está disponível no site da prefeitura www.juazeiro.ba.gov.br e qualquer outra informação procurar a sede da SECJU, situada à Rua Carmela Dutra (Orla I) nº 638, Centro, em Juazeiro, aberta das 08 às 17 horas, ou pelo fone (74) 3614 2652. 

O projeto “São João nas Comunidades” conta com a parceria de todos os comunitários que venham a se integrar ao projeto, e o incentivo da prefeitura é procurar valorizar a cultura local, mantendo as tradições, como as quadrilhas, mas é preciso que os comunitários se conscientizem que a parceria deles é muito importante para o sucesso do evento. “Cada evento tem o seu responsável, alguém que responde por ele”, lembra Samuel.

De acordo com a coordenação do evento, a expectativa de público para o “São João nas Comunidades” é de 2.500 pessoas, envolvendo estudantes, famílias, e pessoas da comunidade. Os bairros contemplados e comunidades adjacentes, divididos por região, como João Paulo II, Quidé, João XXIII, Piranga, entre outros, terão programação junina dentro do projeto, “mas é preciso lembrar, que as demais comunidades podem se integrar àquelas que têm tradição junina, que também vão contar com o nosso apoio”, disse o coordenador.

O “São João nas Comunidades” será realizado de 19 de junho a 11 de julho e toda a Juazeiro é convidada a participar. 

 

Paulo Carvalho/SECJU

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar