Secretaria de Saúde de Juazeiro comemora Dia do Farmacêutico

Ligado . Publicado em Juazeiro

Dia FarmacêuticoNa última quinta-feira (25), a Secretaria de Saúde em parceria com Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro realizou uma programação integrativa no Centro de Saúde 3, com os farmacêuticos do município. O objetivo do evento foi comemorar o Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro. Dentro da programação do evento houve palestras de aperfeiçoamento profissional, motivação, além da entrega de brindes, dinâmicas e  Coffee Break.

A palestrante Ana Paula Moreira, consultora da Escola de Gestão Pública falou da importância motivacional para os farmacêuticos. “Nossos profissionais precisam sempre estar motivados. Esse momento foi de integração com a equipe e da valorização ao nosso profissional”, explicou Ana. 

A farmacêutica Camilla Oliveira Dias faz uma reflexão quanto à profissão e fala do orgulho em servir os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Há muito que se comemorar na assistência farmacêutica do município de Juazeiro. Nosso papel é educar os pacientes e orientá-los em relação ao uso correto dos medicamentos. Agradecemos as secretarias pelo evento prestado a nós. Nos sentimos valorizados como profissional e recebemos com muito carinho as palavras da equipe”, disse. 

A superintendente de Gestão de Pessoas, Carla Lorena Pesqueira lembra que o farmacêutico atua na criação, produção, distribuição, armazenamento e dispensação de medicamentos. Destacou ainda que, além de atuar na realização de exames laboratoriais e em outras inúmeras áreas, o profissional merece o reconhecimento e valorização pelo trabalho prestado na cidade.

A secretária municipal de Saúde, Fabíola Ribeiro  também esteve prestigiando o evento aos farmacêuticos e externou a importância da profissão para o município. “Minha presença aqui é para expressar o reconhecimento e um carinho que a cidade tem por um setor que presta serviço de tanta relevância à sociedade juazeirense. Nosso muito obrigado pelo serviço prestado à equipe de Assistência Farmacêutica da rede”, concluiu a titular da pasta.

O dia do farmacêutico

Instituído oficialmente em 2010, o Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de Janeiro. A data, que já era exaltada antes da aprovação do projeto de lei pelo Senado, rememora um fato histórico: a criação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, em 1916. Em Juazeiro, cerca de 17 farmacêuticos trabalham na rede municipal.  

Em geral, os farmacêuticos podem escolher as áreas de controle de qualidade, produção, marketing, pesquisa e desenvolvimento de medicações. Permeando todos esses segmentos, a assistência farmacêutica, para orientar os usuários sobre as medicações e o que pode e o que não pode durante o período medicamentoso, estimulando o uso correto e evitando a automedicação.

Ascom