Coelba alerta para cuidados com a iluminação de Natal

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

Além de prevenir de acidentes, o consumidor deve adotar hábitos conscientes de consumo para evitar desperdícios e economizar na conta de energia.

img como guardar uma arvore de natal artificial 4467 origHora de pensar na decoração de Natal. Nas lojas, ruas e residências, as lâmpadas coloridas e efeitos luminosos começam a dar à cidade o clima da festa cristã, comemorada nos quatro cantos do planeta. Artigos de iluminação para fachadas de imóveis e ambientes internos são os enfeites mais procurados e comercializados nesta época do ano. Novo ou reaproveitado de anos anteriores, o tradicional pisca-pisca requer atenção especial. Para prevenir acidentes, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, alerta para cuidados importantes ao adquirir, instalar e manusear a decoração luminosa.

Os cuidados devem começar já na escolha dos produtos. Os adornos devem ser de boa qualidade e, obrigatoriamente, certificados pelo Inmetro. As embalagens dos enfeites com lâmpadas devem conter informações como potência,  tensão de alimentação  e instruções de uso. No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “Resistente ao Fogo”. Essa medida  preventiva pode evitar um incêndio, na eventualidade de um curto-circuito.

No caso dos enfeites luminosos, a informação sobre a potência do produto, dada em watts (W) e contida na embalagem, merece atenção, pois quanto maior a potência maior também será o consumo de energia. Um conjunto padrão de 100 micro-lâmpadas, com 50 W de potência, consome 16,5 kWh/mês, se ligado por 11 horas diárias. Neste caso, a dica é reduzir o tempo de uso. Se forem ligadas por 5 horas, das 19h à meia-noite, o consumo dessas lâmpadas cai para 7,5 kWh/mês. Outra opção de economia é dar preferência às lâmpadas de LED, que são mais eficientes, brilhantes e com maior durabilidade que as convencionais. O hábito consciente de consumo evita desperdícios e proporciona economia na conta de energia.

Antes de decorar a residência, é aconselhável também fazer uma revisão nas instalações elétricas, com um eletricista capacitado. Atenção também para fios desencapados, com a parte metálica aparente. A capa de proteção evita choques e fuga da corrente elétrica. E as precauções não param por aí. Também é importante verificar as condições do material que será instalado: aquele pisca-pisca comprado em anos anteriores pode ter sofrido algum tipo de  desgaste.

A Coelba alerta ainda que o uso de várias ligações em uma mesma tomada, através do chamado “T” (benjamins), pode provocar aquecimento e curto-circuito e dessa forma interromper o fornecimento de energia elétrica. Se o incidente ocorrer próximo a materiais inflamáveis (cortina de tecido, papelão, fibras, isopor e etc.), pode provocar incêndio. Além dos riscos, o aquecimento da tomada também gera perda de energia e por conseqüência o aumento na fatura.

Outra dica é quanto à montagem da árvore. É importante evitar o uso de luzes elétricas e piscas decorativas em estruturas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques  elétricos. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel ou cartolina. Ao manusear a instalação natalina é preciso certificar-se ainda de que ela está inteiramente desconectada das fontes de alimentação de energia. Os equipamentos só devem ser ligados depois que a montagem estiver concluída. Após isso, deve-se evitar tocar na fiação ou substituir lâmpadas queimadas.

Recomenda-se cuidado redobrado ao usar pisca-pisca em áreas externas das residências, pois pode agravar os riscos de acidentes. Por estar mais vulnerável ao calor e à chuva, há mais riscos de choque elétrico e curto-circuito. A ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica pelo corpo humano. Em hipótese alguma, a iluminação deve ser feita por crianças ou pessoas inabilitadas. O serviço deve ser realizado por um profissional capacitado, evitando, dessa forma, o risco de acidentes, além da possibilidade de quedas das escadas. 

O consumidor deve lembrar ainda que a decoração desperta a atenção das crianças que tendem, naturalmente, a querer tocar nos enfeites. Importante também não se esquecer de desligar toda a decoração elétrica ao sair de casa. Outra recomendação é não instalar objetos decorativos próximos à rede de distribuição de energia.

  Principais dicas:

  1. Certifique-se de que o material comprado é atestado pelo Inmetro.
  1. Faça revisão dos fios decorativos e piscas antes da instalação, principalmente se for reaproveitar o material do ano anterior.
  2.  Ao comprar uma árvore procure a etiqueta “resistente ao fogo”.
  3. Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica.
  4. Desligue os aparelhos e enfeites de Natal ao sair de casa ou na hora de dormir. Esta prática evita acidentes e o consumo desnecessário de energia.
  5. Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-lo da tomada, utilize o plugue.
  6. Prefira enfeites de lâmpadas LED, pois são mais econômicos.
  7. Dê preferência aos enfeites impermeáveis, pois são mais seguros, têm maior durabilidade e podem ser reaproveitados nos próximos anos.
  8. Evite deixar a instalação em área sujeita a chuva ou alagamento.
  9. Mantenha a fiação fora do alcance das crianças.
  10. Não instale o conjunto de lâmpadas em estrutura metálica.
  11. Siga corretamente as instruções do fabricante do produto.
  12. Não ligue as luzes em extensões e benjamins (“T”).
  13. Não faça ligações clandestinas de energia para a iluminação natalina. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Sobre a Coelba 

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Jezer Pachêco Vilas Bôas

Gestor da Unidade de Atendimento de Juazeiro

Estudantes do interior já estão em Salvador...

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

...para participar do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual.

1510953063DSC 0098Os estudantes do interior já estão chegando em Salvador para participar, dos dias 21 a 23, do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado, das 8h às 18h, com entrada gratuita, na Arena Fonte Nova. O encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, reunirá mais de 4 mil estudantes criadores, que irão apresentar projetos de arte, ciência, cultura, esporte, tecnologia, empreendedorismo e inovação desenvolvidos nas escolas durante o ano de 2016.

Nesses dias que antecedem o encontro, os estudantes participam de oficinas e ensaios preparatórios. Este é o caso dos alunos, que após participarem das etapas escolares e das seletivas territoriais, já estão na capital para a culminância do 9º Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e do 8º Sarau do Tempos de Artes Literária (TAL). Os 16 finalistas do Face e os 38 do TAL estão hospedados no Hotel Vila Velha, no Corredor da Vitória, onde foram recepcionados e participaram de uma roda de conversa na noite desta quinta-feira (16).

Durante toda esta sexta (17), os estudantes finalistas começaram os cursos e oficinas de preparação da voz e tiveram aulas de canto, de expressão corporal, leitura dinâmica e de direção artística. Os finalistas do TAL irão se apresentar na terça (21), das 16h às 19h, no nível 6. Já o Face será na quinta-feira (23), no palco do nível 3, da Arena Fonte Nova, a partir das 17h.

Segundo a professora de leitura criativa, Cláudia Santos, é na preparação que o estudante descobre a melhor maneira de expressar o texto. “Nessa primeira etapa, nós estamos fazendo o acolhimento dos alunos e conversando sobre a trajetória e a identidade deles como escritores. Em seguida, vamos trabalhar com escrita e leitura criativa, porque aqui é a hora em que cada aluno vai encontrar a melhor maneira de expressar seu texto e, também, de potencializar a literatura que ele vem trazendo da sua cidade”, afirma

A professora acrescenta que a arte literária dos estudantes é surpreendente. “A diversidade dos textos é a mais incrível que você possa imaginar. Nós temos desde a literatura regional, no que diz respeito aos cordéis, bem como textos inspirados na Europa do século XVIII, crônicas, textos poéticos, contos, fragmentos de romance. São textos muitos diversos”.

Os exercícios de técnica vocal e respiração ficam por conta da professora de canto, Manuela Rodrigues. De acordo com ela, a atividade é essencial para melhorar a performance vocal e a interpretação. “Esse trabalho de preparação é feito durante uma semana até a culminância. Meu trabalho é destravar, soltar, potencializar o que eles já têm vocalmente, que é aquele terreno de segurança deles, e, também, incentivar que aquela parte mais frágil seja trabalhada para fortalecer”, explica. 

Programação 

No sábado (18), domingo (19) e segunda-feira (20), a programação segue com as atividades no hotel, com o Grupo Geling e a professora de expressão corporal e direção artística, Débora Landim. Os finalistas do Face ainda realizam ensaios e gravações no estúdio Pracatum, com Luciano Bahia.
 

Secom Bahia

Campo Alegre de Lourdes leva água encanada para zona rural

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

aguacacimbanovaA Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, em parceria com o Governo do Estado, entregou na última terça-feira (14/11), um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, que beneficiará 44 famílias de Cacimba Nova (zona rural) e comunidades vizinhas.  A intervenção realizada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), com o convênio do Funcep (Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza), possibilitará a população, o acesso a água de qualidade e em abundância.

Os moradores receberam para uma comemoração, o prefeito municipal Dr.Enilson, secretário de Agricultura e Recursos Hídricos Maruzinho dos Passos (Mazim), superintendente de Agricultura Aumari dos Passos, secretário de Fazenda Jilaesso Mendes, secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano José Palmeira Macedo, assessor especial Edizangelo Dias e o amigo Élcio. O Sistema será administrado pela Prefeitura Municipal, que ficará responsável pela sua manutenção, isentando os moradores de despesas futuras, além de custear gastos com funcionários, energia, etc.

Na ocasião, o prefeito Dr.Enilson ressaltou a importância da qualidade da água para o consumo humano e, citou que esta obra é uma entre várias que serão entregues pelo Governo do Estado. Entre as localidades que possuem obras de Sistema Simplificado em andamento, estão Lagoa dos Bois, Folha Larga, Pau de Birro e Baixão Seco. “Quando a água de qualidade chega, a vida das pessoas melhora”, avalia Dr.Enilson.

De acordo com o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos Maruzinho, o Sistema é de grande importância, uma vez que beneficia Cacimba Nova e comunidades vizinhas e oferece melhor qualidade de vida. O secretário evidenciou que a concretização da obra foi possível, devido ao empenho do prefeito Dr.Enilson, que pleiteou junto ao Governo do Estado.

Dados técnicos – Cacimba Nova

A CERB construiu um poço artesiano com vazão de mais de 11.000 mil litros/horas e 1 RED (Reservatório Elevado de Distribuição) de 9 metros de altura e 4.500 metros de tubulação. A água é tratada e a potabilidade comprovada pelos órgãos competentes.

Ascom Campo Alegre de Lourdes

Parceria com o Hospital de Barretos vai ampliar rastreamento de câncer de mama e de útero na Bahia

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

parceria barretos bahiaDurante inauguração da Policlínica Regional do Extremo Sul, nesta sexta-feira (17), em Teixeira de Freitas, o governador Rui Costa anunciou que foi firmada uma parceria com o Hospital de Barretos (São Paulo) para instalação de equipamentos de rastreamento de câncer de mama e de útero. "Além do mamógrafo que temos aqui na policlínica, vamos instalar um novo que faz biópsia e deixar uma carreta dedicada a atender os 13 municípios do consórcio da região, com exames de rastreamento", revelou o governador.

Segundo Rui, todas as policlínicas construídas pelo Governo do Estado vão contar com o reforço da carreta para rastreamento de câncer de mama e de útero, que vai circular pelos municípios. "Quero ter o orgulho de a Bahia ser número um, quando o assunto for rastreamento e prevenção de câncer de mama e de útero, através da parceria entre as policlínicas e o Hospital de Barretos", enfatizou.   

A Policlínica Regional do Extremo Sul foi entregue na manhã desta sexta-feira pelo governador, que até o final do ano vai entregar também as policlínicas regionais que funcionarão em Guanambi, Irecê e Jequié, para atender aos municípios consorciados do seu entorno. A próxima inauguração acontece no dia 24 deste mês, em Guanambi, para atender a grande parte da região sudoeste do estado. As outras duas entrarão em funcionamento em dezembro. Além das policlínicas, o Governo do Estado vai colocar em operação, até o fim do ano, os Hospitais do Cacau, em Ilhéus, e o Hospital Regional das Chapada, em Seabra.

Secom Bahia Foto: Mateus Pereira/GOVBA

inaugura Policlínica Regional do Extremo Sul

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

Foto Mateus Pereira GOVBA 1“Estou arrepiado aqui. É muita emoção. Hoje é a concretização de dois anos e dez meses de trabalho. Desde o começo, de reunir prefeitos, lideranças, explicamos o modelo das policlínicas e a importância da saúde regionalizada, formar os consórcios e começar a construção. Ver tudo pronto para funcionar já na segunda-feira [dia 20], atendendo as pessoas e salvando vidas é emocionante. Obrigado!”, agradeceu o governador Rui Costa, nesta sexta-feira (17), durante evento de inauguração da Policlínica Regional localizada em Teixeira de Freitas, que atenderá municípios de toda a região do extremo sul. 

A inauguração conta com a presença de diversas autoridades, como deputados, secretários de Estado e prefeitos das cidades que fazem parte do consórcio de saúde na região.

Cerca de 460 mil moradores de 13 cidades do extremo sul terão acesso aos atendimentos prestados pela policlínica. Até o final do ano, outras três serão entregues aos municípios consorciados das regiões de Guanambi, Irecê e Jequié.

 

fotos estão sinalizados em cada arquivo

Secom