Literatura e Psicanálise traz oportunidades ricas de diálogo

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Outras cidades

thumbnail convite Vera ALBA Editora da UNEB e Academia de Letras da Bahia lançam livro LITERATURA E PSICANÁLISE: ensaios, no próximo dia 15 de dezembro de 2017, às 18 horas, no Palacete Góes Calmon (av. Joana Angélica, 198, Nazaré).

A aproximação entre Literatura e Psicanálise traz oportunidades ricas de diálogo. Por um lado, um conceito psicanalítico poderá encontrar sua resolução em algum aspecto da criação literária, e, por outro, personagens e situações ficcionais terão sua representação ilustrada por uma noção extraída do campo de saber psicanalítico. Assinale-se que o recurso às obras literárias mantém a especificidade do fenômeno literário, que poderá ser iluminado por conceitos e noções de grande operatividade na teoria psicanalítica.

A Profª Drª Véra Dantas de Souza Motta é doutora em Artes Cênicas e mestre em Letras e Linguística pela UFBA. Professora titular do Departamento de Educação da UNEB, colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da UNEB e pesquisadora na área de Linguagem e Psicanálise. Psicóloga e psicanalista.

Data: 15 de dezembro de 2017

Horário: 18 horas

Local: Academia de Letras da Bahia - Palacete Góes Calmon (av. Joana Angélica, 198, Nazaré)

 

Fabiano Viana Oliveira/Assessoria de Comunicação