Evento internacional em Petrolina...

Publicado em Petrolina

... debate eficiência do uso de água nas áreas de semiárido.

thumbnail 01Com objetivo de promover a convivência produtiva na seca, a Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEPE) e o SEBRAE realizam às 19h da próxima terça-feira (26), no Hotel Nobile Suítes Del Rio, em Petrolina, no Sertão do estado, a palestra internacional ‘Eficiência do uso da água nas áreas de agricultura irrigada do Texas’. Dentre os oradores está o americano Glen Rithie, da Texas Tech University -USA. O evento chega à cidade numa parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, é gratuito e aberto ao público agro.

Para participar do encontro, basta os interessados entrar em contato com a coordenação e informar nome completo e dados pessoais através dos telefones (87) 3861.3510 - Sindicato Rural/ 2101.8900 –Sebrae ou pelo site: loja.pe.sebrae.com.br.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Jailson Lira, o evento é uma oportunidade para se compartilhar conhecimentos e inovações junto aos produtores rurais do Vale do São Francisco. “O encontro visa apresentar principalmente opções de políticas e tecnologias que levem a soluções eficientes para o convívio com as secas da região”. Ainda segundo Lira, a palestra contará com um sistema de tradução simultânea para os participantes que não dominam a língua inglesa.

A iniciativa faz parte do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas, idealizado pela Faepe e Sebrae. Segundo as duas entidades, o fórum é um instrumento de debate criado em 2014, que congrega especialistas do Brasil e do exterior com o objetivo de discutir a seca como algo passível de solução, a exemplo do que ocorre em países como Estados Unidos, Austrália, Israel e Índia.

Números

Abrangendo grandes áreas do interior do estado, há no Sertão pernambucano cerca de 1,2 milhão de pessoas atingidas pela seca. Dados do IBGE têm apontado uma redução de mais de 30% da área cultivada na região, levando a uma diminuição de 50% do Valor Bruto da Produção, se comparado a 2011. No país, 1.200 municípios já decretaram estado de emergência devido à estiagem prolongada.

 
CLAS Comunicação & Marketing

IF Sertão-PE abre seleção para 18 professores substitutos

Publicado em Petrolina

thumbnail Banner Professor SubstitutoO Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) lançou, nesta terça-feira (19), edital referente à contratação de Professores Substitutos por meio de seleção simplificada. São 18 vagas disponíveis, distribuídas entre os sete campi do Instituto (Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista). A remuneração varia de acordo com a titulação do candidato, podendo chegar a R$ 4.241,05. As inscrições começam amanhã (20) e seguem abertas até o dia quatro de outubro.

O tempo de duração do contrato é específico para cada vaga, e pode ser consultado no edital. Há oportunidades disponíveis para as áreas de Administração, Espanhol, Pedagogia, Zootecnia, Filosofia, Informática, Matemática, Música, Psicologia, Física, Viticultura e Enologia, Biologia, Tecnologia de Alimentos e Inglês. O Processo Seletivo constará das modalidades de Provas de Desempenho Didático e avaliação dos Títulos. Informações detalhadas sobre a seleção, como procedimento para inscrição, documentação necessária, quadro de vagas e cronograma, dentre outras, deverão ser consultadas no edital nº 53/2017, disponível no site do IF Sertão-PE, www.ifsertao-pe.edu.br.

 

Larissa Lins /Jornalista/Instituto Federal do Sertão Pernambucano | Reitoria

Faculdade de Petrolina realiza ação Social

Publicado em Petrolina

Projeto Viva Nassau arrecada fraldas geriátricas para doação à Casa do Idoso

Campanha fraldas“Faça mais por quem já fez muito”. Esse é o lema da campanha de arrecadação de fraldas geriátricas que está sendo realizada pela Faculdade UNINASSAU Petrolina, até essa terça-feira (19), por meio do Projeto Viva Nassau. O objetivo é beneficiar os idosos do Cantinho do Aconchego – Casa do Idoso.

A diretora da UNINASSAU Petrolina, Anna Cristina, destacou que a ação faz parte do calendário de Responsabilidade Social da Instituição de Ensino Superior (IES). “O Projeto Viva Nassau atua em diversas atividades sociais. O objetivo é sempre ajudar as pessoas mais necessitadas e isso é motivo de alegria para alunos e professores envolvidos”, frisou.

O Cantinho do Aconchego é uma Organização Não Governamental (ONG) que atende, atualmente, mais de 40 idosos. “Alguns idosos são assistidos pelas famílias e outros não, por isso, essas doações são tão importantes para nós. Além disso, ações como essas são essenciais, uma vez que os idosos precisam de atenção e carinho”, ressaltou a coordenadora da ONG, Elma Oliveira.

A entrega das fraldas acontece no próximo dia 20 de setembro, das 15h às 16h. A programação também inclui momento de interação com os idosos.  A arrecadação está sendo realizada na Coordenação da UNINASSAU Petrolina, localizada na Avenida Clementino Coelho, 714, Bairro Atrás da Banca.  

 

 

 

Por Kelly Ferreira

Ascom Uninassau Petrolina

Juazeirense vence corrida em Petrolina

Publicado em Petrolina

20170917 082928O atleta juazeirense Edson Amaro Arruda dos Santos foi o primeiro colocado da Corrida Duque de Caxias, realizada dia 16, pela manhã em Petrolina. A Corrida Duque de Caxias faz parte das comemorações do Dia do Soldado. O evento foi uma promoção do Exército 72º Batalhão Caatinga. 

A prova de 6 km  premiou os três primeiros colocados. Os demais corredores inscritos receberam medalha de participação. A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), interditou a Avenida Cardoso de Sá, entre o início da Orla II até o Iate Clube. A avenida foi liberada a partir das 10h. 

 

 

 

Foto: Ney Vital

Oficina em Petrolina ajuda a entender Reforma Trabalhista

Publicado em Petrolina

01As novas regras que modificam a lei trabalhista brasileira no dia a dia da empresa e do trabalhador foram o tema de uma oficina que movimentou o auditório do Sebrae, em Petrolina – PE, nesta quarta-feira (13). Realizada pela Unidade Regional da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), a oficina ‘Entendendo a Reforma Trabalhista’ trouxe à região o jurista recifense, professor de Direito Material do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, Lucas Barbalho.

Durante todo o dia, um público de empregadores e profissionais das mais diversas áreas de atuação teve a oportunidade de entender melhor temas como jornada de trabalho, férias e terceirização.

De acordo com Lucas Barbalho, que também é vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PE e membro da Associação Luso-brasileira de Juristas do Trabalho, as abordagens que chamaram mais a atenção dos participantes foram salário e remuneração, trabalho remoto e terceirização, contribuição sindical, rescisão contratual e danos morais.

Segundo a Analista de Recursos Humanos (RH) Sênior, Ana Paula Arapiraca, a oficina atendeu as expectativas do público. “Um assunto novo, polêmico e cheio de questões e dúvidas, mas que foi apresentado de forma didática e objetiva. O facilitador expôs o tema com clareza e interagindo com a turma nos proporcionou um aprendizado satisfatório”, pontuou.

Reforma Trabalhista

A reforma, que modificou mais de 100 artigos da CLT, foi aprovada pelo Senado no último dia 12 de julho e sancionada pelo presidente Michel Temer no dia seguinte, devendo entrar em vigor em novembro.

CLAS Comunicação & Marketing