Educação em Sento-Sé em discussão

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

NOTA DE ESCLARECIMENTO

sento séeducaçãoA municipalização de escolas é uma parceria entre estado e municípios, onde em comum acordo firmam acertos que beneficiam a todos. A sede do município de Sento-Sé hoje não comporta mais três escolas estaduais, devido a quantidade de alunos do ensino médio que são insuficientes para tal demanda. Foi feito um levantamento e hoje a sede do município só tem cerca de 1.000 alunos dessa modalidade de ensino e apenas 26 professores efetivos da rede estadual, complementando o quadro com professores REDA – Regime Especial de Direito Administrativo. O Colégio Estadual Deputado Jayro Sento-Sé, é o único da rede estadual que ainda mantinha a demanda de alunos do Ensino Fundamental, que é de competência do município, por sinal o maior de número de alunos matriculados na referida escola. No reordenamento realizado em outubro do ano passado no NTE-10/ Juazeiro/Ba, ficou decidido que a referida escola não iria mais acomodar alunos do 6º Ano em 2018 e assim progressivamente as outras séries nos anos seguintes, transferindo todos para a Rede Municipal. Como as duas outras escolas Colégio Estadual Sete de Setembro e Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé são exclusivamente de Ensino Médio e com capacidade para comportar cerca de 2.200 alunos, a Secretaria Estadual de Educação, resolveu municipalizar a escola Jayro Sento-Sé, onde os alunos do Ensino Fundamental permanecerão na mesma escola e dando possibilidade ao município de ampliar o número de alunos da rede, já que o mesmo tem dificuldades de espaço físico para acomodar tal demanda. Portanto, os pais de alunos podem ficar tranquilos, pois os alunos do 7º ao 9º ano permanecerão da unidade escolar e ainda será ofertada matrícula para os alunos do 6º ano, contemplando todos os moradores dos bairros próximos à escola, apenas os de ensino médio que representa uma minoria, deverão procurar as outras unidades de ensino para concluir os seus estudos.

Já tivemos em outros momentos duas escolas municipalizadas em Sento-Sé pelo mesmo motivo (Antônio Balbino e Professora América). O processo de municipalização, é uma coisa natural que acontece em todos os municípios da Bahia.

José Renato

Secretário de Educação

Escola Sala Avançada em Sento-Sé é....

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

thumbnail eduA Escola Sala Avançada José Lucindo Ribeiro, Núcleo Nossa Senhora Aparecida, do povoado Limoeiro da Batateira, interior do município de Sento-Sé/BA, foi selecionada na 3ª etapa da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional para compor o livro do FNDE, que será lançado em março de 2018. Mais de 800 escolas de todo o Brasil participaram e apenas 30 foram escolhidas para divulgarem suas ações em educação alimentar.

O município de Sento-Sé participou ativamente da jornada com várias escolas participantes e que concluíram a jornada, ganhando o selo de conclusão que será disponibilizado pelo FNDE no dia 20/12.

No início do ano o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE lançou a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas de educação infantil atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A Jornada, composta por seis etapas, foi proposta pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e teve como objetivo despertar nas crianças o interesse pela alimentação saudável apresentando a elas diversas opções de alimentos que em muitas ocasiões estão fora de seus cardápios, além de promover a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar.

A etapa na qual a Escola foi selecionada foi a 3ª que tratou da “Prevenção e Redução de Perdas e Desperdícios de Alimentos”. Após a sequência didática, as crianças foram desafiadas a saírem em grupo pelas ruas da comunidade segurando cartazes informativos para fazerem a entrega de panfletos e explicar aos moradores a finalidade da ação e das informações contidas no papel. Toda ação foi dirigida e acompanhada de perto pelos professores.

A Diretora, Girlaide Gama da Silva falou da importância de receber esse prêmio, ”enquanto gestora da escola quero ressaltar que tive uma experiência muito valiosa junto ao corpo docente e discente, pois ampliamos o conhecimento acerca da reeducação alimentar, ao desperdício de alimentos e obesidade infantil. Deixando uma experiência rica para nossa comunidade, onde sentimos honrados pela nossa escola ter sido contemplada dentre tantas outras, para nós é maravilhoso fazer parte desse livro”, afirmou.

A Prefeita, Ana Passos, falou da sua gestão, ”tudo isso se reflete no meu compromisso com a gestão, em promover educação de qualidade e inovando com uma ação tão importante para o desenvolvimento dos alunos. Poder fazer parte de uma publicação nacional é algo inédito em nosso Município”, disse a gestora.

Tâmara Tárcia/ Ascom PMSSE

Prefeitura de Sento-Sé adere ao “Movimento Pró-Município

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

thumbnail FACHADA DA PREFEITURASENTOSEA Prefeitura Municipal de Sento-Sé estará aderindo nesta quinta-feira, 26, ao “Movimento Pró-Município”, a ação tem como objetivo chamar a atenção dos poderes Estadual e Federal para a situação financeira das prefeituras.

Esta foi uma proposta da União dos Municípios da Bahia (UPB) juntamente com Presidentes de Associações e Presidentes dos Consórcios por causa da crise econômica que os municípios baianos estão passando.

No dia 26, as Prefeituras fecharão as portas e realizarão mobilização, trabalhando apenas os serviços essenciais. E os prefeitos estarão em Salvador, saindo da sede da UPB às 8h da manhã em direção a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para uma audiência pública. Na sessão solene, os Gestores, Deputados e Senadores baianos, estarão debatendo sobre os repasses financeiros e outros assuntos.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

Projeto Cisternas segue em Sento-Sé

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

7ba7b9f2 aaed 4dda 909d 4f2e7224ba25O Projeto Cisternas segue proporcionando mais qualidade vida aos homens e mulheres do campo que precisam viver e produzir no semiárido. Após alcançar 100% da meta na construção de barreiros nos municípios de Remanso, Curaçá, Canudos, Casa Nova, Uauá, Sobradinho e Remanso, o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) deu início a mais uma etapa de construção de barreiros em Sento-Sé. 

Em 2016 foram entregues 50 barreiros no município e nesta próxima etapa mais 52 famílias serão beneficiadas gratuitamente com construção da tecnologia, capaz de armazenar até 500 mil litros de água, em suas propriedades.

De acordo com o Presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, além de Sento-Sé, mais dois municípios terão o Projeto Cisternas iniciado nos próximos dias. "Apesar das dificuldades financeiras que o país enfrenta, temos conseguido tocar o projeto proporcionando acesso à água a quem mais necessita. É preciso garantir que as famílias que vivem nas zonas rurais tenham água para comer e produzir e é isso com o Constesf vem fazendo. Visando isso, iniciamos mais uma etapa em Sento-Sé, e iniciaremos a construção de barreiros também em Campo Alegre de Lourdes e em Pilão Arcado", afirmou.

O Projeto Cisternas tem o objetivo de garantir às famílias do Território o acesso à água no período de estiagem, através da captação e armazenamento de água nos períodos de chuva. A meta é universalizar o acesso à água de qualidade em todo o Território do São Francisco, formado por 10 municípios.

Ascom Constesf

Semana de Suplementação em Vitamina A ultrapassa a meta com 104,5% em Sento-Sé

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

thumbnail Suplementação em Vitamina A 1A Semana de Suplementação em Vitamina A, em Sento-Sé, ultrapassou a meta do município com 104,5 % em 15 dias de campanha. Essa ação foi promovida pela Secretária Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e os Agentes de Saúde. 
A ação iniciou no Distrito do Piçarrão, depois no Pirí, Ponta D'agua, Volta da Serra, na Tombador, Aldeia, Pascoal, Limoeiro, na praça principal da sede, Região das Ilhas, Região da Pedra Branca, Bazuá, Quixaba, Riacho dos Paes, Itapera, Brejo de Fora e Brejo da Brasída.
A suplementação está voltada para crianças de 12 a 59 meses, a campanha continua não interior e na sede do município.
A Nutricionista, Taate Araújo falou da ação no município, " com a suplementação de Vitamina A, as crianças do nosso município tem um menor risco de problemas respiratórios, na pele e visão. Baixa imunidade, dificuldade de crescimento e desenvolvimento, que são problemas que podem surgir com a deficiência dessa vitamina. A população abraçou a campanha e o apoio das equipes da Secretária de Saúde foi fundamental para o sucesso, disse Araújo.
 
 
Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE