Mais um minério descoberto em Sento-Sé

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

novo garimpoDesta vez o sinal apareceu na zona urbana e um novo garimpo pode estar se formando em Sento-Sé. Centenas de pessoas já se aglomeraram em uma área próxima ao Colégio Sete de Setembro, após relatos de uma pedra que ainda não foi identificada teria sido retirada do solo por um morador.

O "novo eldorado" seria uma serrote onde se retira terra para aterros de construções próximas. De acordo com informações, a pedra em análise poderia ser  um minério conhecido como Rotilho ou cristal de cabelo.

Não levou tempo para "novos garimpeiros" começarem a demarcar seus espaços de corte. Conforme disse Tony Lopes, a pedra encontrada na zona  urbana de Sento Sé tem coloração amarelada e aguarda identificação técnica para saber se tem realmente algum valor comercial.

Uma grande preocupação atualmente no municipio é a busca desordenada, sem regras, que já estão causando problemas. No povoado de Quixaba, por exempo, já senova pedra1 veem escavações dentro da área urbana do distrito.

O Garimpo de Serra da Quixaba virou  notícia nacional quando milhares de pessoas tomaram o local em busca do sonho de riqueza e foi interditado recentemente.

De acordo com Tony Lopes uma reunião agendada para o próximo dia 10 deve definir a situação do local.

Fonte da informações e fotos de Tony Lopes

Campanha Contra a Gripe em Sento-Sé superou a meta Nacional

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

CAMPANHA DE VACINAÇÃO 2A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comemora o resultado da Campanha Contra a Gripe (Influenza) que superou a meta Nacional dos 90% previstos, imunizando 91,41% da população alvo. Lembrando que a cobertura Vacinal Campanha Influenza (Gripe) em 2016 não chegou nem perto da meta de 80%, imunizando apenas 58,05% do público alvo.

A Secretaria de Saúde, ressalta que a vacina está sendo ofertada diariamente para os idosos que ainda não vacinaram, gestantes e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, nas Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento.

O Secretário de Saúde, falou do sucesso da campanha 2017, "a equipe da imunização trabalhou muito para superarmos a meta, com o apoio da Prefeita e a confiança da população chegamos a esse resultado, o momento é de agradecer a todos e continuar trabalhando na busca de uma saúde melhor para todos", afirmou Luiz Rezende.

 

 

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

DNPM interdita garimpo de ametistas em Sento-Sé

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

sento se 024O garimpo de ametistas na serra da Quixaba, em Sento-Sé, foi oficialmente interditado na manhã desta quinta-feira, 29, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O anúncio foi feito na sede da superintendência baiana do órgão, em Sussuarana. A medida não tem efeitos práticos imediatos, já que o ato não implica na retirada dos cerca de três mil garimpeiros do local.

A interdição foi determinada após a segunda vistoria de técnicos do DNPM ao local, entre os dias 16 e 19 deste mês. Há o entendimento de que houve usurpação de um bem da União, já que a área é federal, e de que a proximidade entre os serviços de extração e a profundidade de alguns cortes oferecem riscos de colapso ou desabamento para os garimpeiros. No último dia 14, três trabalhadores foram feridos após desmoronamento da mina onde estavam. Um deles sofreu uma fratura na perna.

Regularização

O superintendente do DNPM na Bahia, Raimundo Sobreira, ressaltou que o órgão continuará envolvido nos processos de regularização da área, por uma questão "social". "Nosso objetivo é regulamentar, mas antes disso temos que passar por essa fase de interdição, para salvar vidas. Há ali riscos de todos os tamanhos". O gestor emendou, porém, que evacuar a área é algo "forte e impossível" no momento, diante da quantidade de pessoas que vivem hoje no local. A estimativa da prefeitura de Sento Sé é de que oito mil pessoas migraram para a cidade, o que representou um aumento de 20% na população.

O próximo passo, diz Sobreira, é marcar uma reunião com órgãos como o Ministério Público Federal para que decidam coletivamente pela necessidade ou não de ações mais incisivas. Ainda não há data de quando esse encontro ocorreria. O que já está agendado é uma nova vistoria ao garimpo de Sento Sé pelos técnicos do DNPM no próximo dia 10 de julho.

Para que a regularização da área ocorra, os garimpeiros deverão criar uma cooperativa. É essa cooperativa quem poderá requerer ao DNPM a Permissão de Lavra Garimpeira (PLG). A outorga está condicionada à prévia licença do órgão ambiental competente e ao atendimento à exigências de segurança, como o uso de equipamentos de proteção.

Fonte: A Tarde

Carreta que rastrea Câncer de Mama esteve em Sento-Sé

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

CARRETA 01A Prefeitura de Sento-Sé mobilizou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e por sua vez os profissionais da saúde para ajudar nos atendimentos realizados na Carreta do Rastreamento de Câncer de Mama, disponibilizada pelo Governo do Estado, nos 15 dias em que a assistência ficou alocada na praça central da cidade. A carreta itinerante de mamografia digital realizou 1090 exames de prevenção do câncer de mama. Onde foram feitos atendimentos de mulheres tanto da sede como do interior do município.

Moradora da Quixaba, interior do município há 42 anos, Marilene de Araújo, 55 anos, dona de casa e agricultora, falou do exame e agradeceu por ter acesso a essa verificação, "o exame foi muito rápido, tranquilo, amei, é uma maravilha fazer esse exame, não é como o povo diz não, é tudo uma beleza, tomara que sempre tenha esse exame aqui todo ano, gosto de me cuidar sempre, pois se tiver algum começo de doença já resolve logo e toma o remédio certo, esse exame não vai faltar nunca mais", afirmou Marilene Araújo.

O Secretário de Saúde, descreveu a importância desse exame, "o rastreamento do câncer de mama é de fundamental importância para o diagnóstico precoce da doença que ainda é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, o governo municipal com a preocupação em cuidar das mulheres de Sento Sé proporcionou esse momento que pode salvar vidas, estamos trabalhando de forma contínua para ofertar servidos de saúde que possam trazer qualidade de vida a nosso povo", disse Luiz Rezende.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE

Três garimpeiros foram soterradas em Sento-Sé

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sento-sé

desmoronamentosentosé1Informações dão conta que houve um desmoronamento na Serra da Quixaba -Sento-Sé , onde está ocorrendo o garimpo da pedra semipreciosa Ametista.  Segundo revelaram essas fontes três pessoas foram soterradas na tarde desta terça-feira (13).

Dois dos atingidos, já foram atendidos no Hospital Dr. Heitor Sento Sé e são da localidade de Riacho dos Paes. As vítimas são conhecidas popularmente como Tuxinha – irmão do Juarez e Cleone de Cleomar. A terceira vítima encontra-se soterrada e garimpeiros que estão no local tentam retirá-lo para ser encaminhando ao hospital municipal. Até o momento o que se sabe é que nenhuma das vítimas corre risco de morte. Cleone de Cleomar teve a perna quebrada.

O garimpo da Quixaba, também conhecido como “Serra Pelada da Bahia”, tem atraído milhares de aventureiros em busca da “Ametista”. De acordo com informações oficiais, pelo menos 10 mil pessoas já chegaram ao município nos últimos 45 dias.

 

 

(Com informações do Sento-Sé Notícias)