Vazão do Lago deve ficar em média diária de 550 (m³/s)

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

sobradinhobarragem blogdobanana 1024x680A vazão do rio São Francisco será reduzida imediatamente na região do Baixo, até o dia 30 de novembro. A decisão, tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Águas (ANA), está publicada na edição desta terça-feira (18 de julho) do Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o texto oficial, deverá ser aplicada uma vazão média diária de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) e instantânea, de até 523 m³/s. A medida determina que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela regulação dos reservatórios de Sobradinho, na Bahia e de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, deverá apresentar relatório com descrição dos resultados observados, num prazo máximo de dez dias.

A ANA argumenta que a medida foi tomada devido às condições hidrológicas desfavoráveis, registradas na bacia do São Francisco. A cada semana, a agência federal realiza reunião para analisar os efeitos da estiagem que atinge a bacia desde 2013. Ontem, durante a reunião, a informação era a de que a autorização para reduzir a defluência estava pendente de autorização por parte do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na reunião, realizada em Brasília (DF) e transmitida por videoconferência para os estados da bacia, houve o relato de dificuldade na captação de água na região do Baixo São Francisco. Técnicos da Petrobras comunicaram a dificuldade devido ao alto teor de salinidade registrada na foz do chamado rio da integração nacional.

Ainda durante a reunião, os técnicos do setor elétrico explicaram que a vazão reduzida também objetiva evitar que os reservatórios de Sobradinho e Xingó cheguem ao chamado volume morto. A ANA argumenta na decisão publicada no Diário Oficial que a medida visa garantir os usos múltiplos da bacia.

Ascom CBHSF

"Saúde Sem Fronteiras" planeja ações para as mulheres em Sobradinho

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

sem fronteirasNesta sexta feira (2) aconteceu um encontro entre os agentes de saúde de Sobradinho e profissionais do programa itinerante do governo do estado da Bahia "Saúde Sem Fronteiras", com o objetivo de fortalecer a luta contra o câncer de mama e planejar o atendimento do programa no município, com oferta dos serviços de mamografia, exames complementares e tratamento para as mulheres que estão na faixa etária entre 50 a 69 anos através da estratégia itinerante.

O "Saúde Sem Fronteiras", chegará a Sobradinho no próximo dia 26 de junho para atender o público feminino. A campanha se estenderá até o dia 06 de julho. Serão 10 dias para realização de exames. O programa vai disponibilizar 140 exames por dia, sendo 70 por turno. A unidade móvel funcionará das 7 da manhã às 18 horas. 

Para ser atendida, a paciente deverá portar os seguintes documentos: RG e cartão do SUS.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 1.705 mulheres estão na faixa etária de cobertura do programa, no entanto, apenas 17% contam o serviço de rastreio. A campanha pretende atingir um percentual de 90% de cobertura.

“O Prefeito Luiz Vicente está dando todo o apoio a essa campanha, procurando por meio desta secretaria, mobilizar todas as unidades de saúde em torno dessa ação. O nosso maior desafio é conscientizar as mulheres que estão na faixa entre 50 a 69 anos a aderir à campanha contra o câncer de mama. E para sensibilizá-las, não pouparemos esforços para mobilizar equipes nesse trabalho em favor da saúde preventiva das mulheres da nossa cidade.” informou Jaílson Silva Souza, Secretário de Saúde.

 

Ascom PMS

Prefeitura de Sobradinho realiza Audiência

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

a publica

 

...Pública para prestação de contas aos munícipes.

A Prefeitura de Sobradinho realizou na manhã desta segunda-feira (29) a apresentação do relatório de receitas e despesas da execução orçamentária referente ao exercício do primeiro quadrimestre de 2017. A Audiência Pública foi realizada na Câmara Municipal e contou com a participação de secretários, vereadores, servidores públicos e moradores de Sobradinho..

“Observou-se no relatório que o município vem executando suas despesas em observância ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal cumprindo os índices e demonstrando compromisso com a transparência e com o equilíbrio orçamentário. Da parte do poder legislativo, os vereadores tem exercido o seu papel de acompanhamento e fiscalização quanto a aplicação dos recursos públicos pelo poder executivo, assim como tem procurado acompanhar a execução orçamentária e o cumprimento da LRF, da Constituição Federal e do orçamento vigente” avaliou o Diretor da Câmara de Sobradinho, Joselito dos Santos Macedo

O Presidente do Legislativo Municipal também acompanhou a prestação de contas e se manifestou “Percebemos que esta gestão é comprometida com o erário púbico e faz questão de prestar contas a comunidade. Esta Audiência Publica é realizada regularmente, como determina a lei e numa demonstração do  compromisso da prefeitura de informar à sociedade e as entidades, a situação do município e o que está sendo feito com os recursos públicos. Percebemos que esta gestão está alinhada com a transparência e com a responsabilidade com o dinheiro dos munícipes" declarou Jarques Canturil.

"A aplicação dos recursos do município pode ser vista, concretamente, nas ruas da cidade que se transformou em um canteiro de obras. Estamos pavimentando ruas e avenidas de Sobradinho, com recursos próprios; o serviço de melhoria e ampliação da iluminação está sendo executado; estamos construindo outros equipamentos municipais e garantindo contrapartida nos diversos programas que desenvolvemos, além de manter, rigorosamente em dia o pagamento. Primamos por uma gestão transparente, responsável e séria na aplicação dos recursos públicos", ressaltou o Prefeito Luiz Vicente Berti.      

 

Ascom PMS

 

Idoso quebra o fêmur em Sobradinho e não consegue vaga para operar

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

18698357 1907881826126344 3340886228091101969 nVenho aqui compartilhar com vocês a minha dor, pois meu pai  Antônio José dos Reis (popular Antônio Peba), sofreu um acidente e quebrou o fêmur. Ele tem 84 anos. O acidente ocorreu sexta feira às 6h da manhã.

Antônio Peba se encontra internado na PAM em Sobradinho BA aguardando uma vaga que até agora não conseguiu. A família está desesperada sem saber o que fazer. “Estou fazendo um apelo a quem puder ajudar encontrando uma vaga nos hospitais que possam recebê-lo”, diz a filha de Seu Antonio.

 

 

Foto: Divulgação

Vazão do São Francisco...

Escrito por Luiz Washington . Publicado em Sobradinho

usina hidreletrica xingo

 

...pode ser ainda mais reduzida em junho

A Agência Nacional de Águas (ANA) deve iniciar a discussão com os estados da bacia do rio São Francisco sobre adoção de possíveis medidas de gestão para enfrentamento da crise hídrica. A previsão é de reduzir a vazão nos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e Xingó, entre Alagoas e Sergipe, para 540 metros cúbicos por segundo (m³/s), a partir de junho. O anúncio foi feito dia 15 de maio, durante reunião de avaliação das condições de operação dos reservatórios, realizada na sede do órgão, em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência.

A proposta da ANA, apresentada pelo superintendente da agência, Joaquim Gondim, é discutir medidas de acordo com a operacionalização dos reservatórios, para compor uma visão integrada para o próximo período úmido da bacia. A proposta deve ser a definição de uma curva-meta para cada reservatório, a fim de evitar a utilização do volume morto dos reservatórios de Sobradinho e Xingó. Outra proposta, que ainda será discutida com os estados, é a adoção do chamado Dia do Rio, que consistiria na suspensão das captações para irrigação um dia por semana, possivelmente às segundas-feiras.

 

 

Fonte: Delane Barros/Ascom/CBHSF